O mercado de entusiastas foi crescendo e as calças ficaram cada vez mais caras e raras. Os consumidores, descontentes com a qualidade dos jeans novos, resolveram reproduzir as qualidades das calças vintage. Assim surgiram as primeiras “repro brands”, marcas que buscavam recriar os mínimos detalhes de uma peça vintage em uma peça nova. Um exemplo do fascínio desse mundo pelo denim japonês pode ser rastreado nessas cinco marcas: Full Count, Evisu, Studio D’Artisan, Denime, Warehouse. Quando eles entraram no mercado não criaram jeans básicos e em vez disso, eles se concentraram na qualidade e no artesanato para recriar uma sensação vintage original.
Os criadores destas marcas são coletivamente conhecidos como Osaka 5, e seu artesanato estabeleceu as bases para a produção local de jeans. A atenção aos detalhes é o grande ponto: o tingimento, o algodão, a forma como o tecido era tratado, com que máquinas eram costurados, etc. Um exemplo é o jeans de uma marca chamada Strike Gold em que os rebites são de cobre por fora e de zinco no interior. Isso é feito porque os diferentes metais pegam cores diferentes à medida que envelhecem, e o usuário pode testemunhar a evolução ao longo do tempo de uso.