Começo esse post falando que se tem um lugar que tenho imensa admiração e carinho, esse lugar se chama Maní – e consequentemente o Manioca, que lá atrás era somente o espaço de eventos na porta ao lado do Maní e hoje é a derivação de uma forma mais cotidiana do impecável restaurante que até agora não entendi por que não ganhou duas estrelas na duvidosa lista do Guia Michelin Brasil que vocês viram aqui.

Quem gosta da boa comida já viu meu post conhecendo o menu degustação do Maní, o prémio de Helena como #1 do Mundo e claro, a Padoca do Mani que assim como o Manioca do Iguatemi, foi aberta recentemente mantendo o mesmo amor, carinho e respeito que Helena, Giovana, Dani e Rafa dedicam em cada uma das casas do “grupo”.

Finalmente fui conhecer o Manioca no Iguatemi e provar as delícias que eles servem por lá. Fui junto com meu parceiro Luciano Ribeiro fazer aquele velho almoço/bate papo. Escolhemos ali por ser perto de seu escritório, a Editora Carbono.
Confesso que não sou grande fã de almoçar em shopping, muito menos sair de uma lugar arejado, uma rua ventilada e se enfurnar em um shopping que sequer você vê o tempo passar, além da vontade de querer comprar algo. Concordam comigo?

Para chegar ao Manioca foi uma dificuldade só. Depois dessas reformas no Iguatemi estou perdidão por lá. Após quatro paradas para perguntar aonde era o restaurante, por fim fui informado que era no térreo da Livraria Cultura.
Entrei na livraria e pah! Um clarão me chamou atenção, luz natural e muitos detalhes rústicos como madeiras, mesas e cadeiras diferentes uma das outras e todas aquelas pequenas lembranças do querido Maní. Sim, o Manioca é lá!

A decoração feita com primor em cada detalhe pelo Estúdio do muito talentoso e querido Vitor Penha , desde as mobílias, passando pelo enorme painel de vidro jateado e vigas oxidadas, o chão e as paredes em tijolos aparentes e sem acabamento se mesclando com tubulações aparentes. Se tivesse que dar um nome, chamaria de mistura extremamente agradável do rústico brasileiro com o industrial novaiorquino.
Assim como em todas as outras casas do “grupo”, o atendimento é sem sombra de dúvidas o melhor de São Paulo. Tem coisa melhor do que vocês ser recebido com um sorriso no rosto e sem grandes pressas? E quando você pede uma sugestão de prato e o cara que te atende realmente tenta enxergar através dos teus olhos e buscar o prato que mais vai te deixar feliz? Essa é a filosofia e sim, podemos chamar de lifestyle, da turma comandada com muito carinho por Giovana Baggio e Rafa Lima. Mais uma vez, meus parabéns a vocês!

Falando da ótima comida… Ah o Biscoito de Polvilho! Como é gostoso, não é mesmo? É o mesmo servido no Maní e é opcional. Chega a mesa crocante em um daqueles saquinhos com pegada industrial e acompanha coalhada seca e e requeijão. Como diz as embalagens da Elma Chips, é impossível comer um só. Ainda mais quando você pega um pedacinho que tem uma pedrinha de sal e ela estoura na boca. Hummmm!

Costela de Porco em baixa temperatura com mandioca na manteiga de garrafa e cebola na brasa
A costela se desmancha na boca, o tempero é suave e é de comer ajoelhado de tão boa.
Um prato completo com carboidrato dos bons, cebolinhas que chegam a ser doces e proteína extremamente suculenta – não necessariamente saudável. Mas e ai, o que é saudável? Se estressar por não comer coisas gostosas? Tô fora dessa!

Torta de Maça com sorvete de Canela e pedras de Nata
Crocante, suave, macia e o sorvete de canela – o meu preferido, finaliza com aquela sensação de fechar os olhos. Mais um daqueles pratos que tem que comer tudo junto e misturado. Coloca um pouco de cada na sua colher e se esbalde!

 

Na cozinha, que ocupa um belo espaço e a equipe deve trabalhar felizona, eles têm um forno Josper para finalizar os pratos que dão à comida aquele bom e velho gosto de comida de infância com fogo e fumaça, lembra? Se bem conheço, isso tudo vem dos sabores da infância da turma gaúcha por trás do “grupo” mais legal de São Paulo.

Cafezinho e me fui!

Sevriço:
Shopping Iguatemi São Paulo
Avenida Faria Lima, 2232
> Dentro da Livraria Cultura
manimanioca.com.br

VC_-26042015_DSF9067VC_-26042015_DSF9052 VC_-26042015_DSF9053 VC_-26042015_DSF9054 VC_-26042015_DSF9055 VC_-26042015_DSF9057 VC_-26042015_DSF9058 VC_-26042015_DSF9059 VC_-26042015_DSF9060 VC_-26042015_DSF9061 VC_-26042015_DSF9062 VC_-26042015_DSF9063 VC_-26042015_DSF9066 VC_-26042015_DSF9068

Muito amor. comida boa e charme em um só lugar!

Fotos: @victorcollor